O que é Machine Learning?

Resumo

O aprendizado de máquina (em inglês: "machine learning") ou aprendizagem automática é um subcampo da ciência da computação, que evoluiu do estudo de reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em inteligência artificial. O aprendizado automático explora o estudo e construção de algoritmos que podem aprender de seus erros e fazer previsões sobre dados. 

Tais algoritmos operam construindo um modelo a partir de inputs amostrais, a fim de fazer previsões ou decisões guiadas pelos dados ao invés de simplesmente seguir inflexíveis e estáticas instruções programadas. Enquanto na inteligência artificial existem dois tipos de raciocínio (o indutivo, que extrai regras e padrões de grandes conjuntos de dados, e o dedutivo), o aprendizado de máquina só se preocupa com o indutivo.

O aprendizado automático é usado em uma variedade de tarefas computacionais, onde criar e programar algoritmos explícitos é impraticável. Exemplos de aplicações incluem: filtragem de spam, reconhecimento ótico de caracteres (OCR), processamento de linguagem natural, motores de busca, diagnósticos médicos, bioinformática, reconhecimento de fala, reconhecimento de escrita, visão computacional e locomoção de robôs. 

O aprendizado de máquinas é, às vezes, confundido com mineração de dados, que é um subcampo que foca mais em análise exploratória de dados e é conhecido como aprendizado não supervisionado. 

No campo da análise de dados, o aprendizado de máquinas é um método usado para planejar modelos complexos e algoritmos que se prestam para fazer predições. No uso comercial, isso é conhecido como análise preditiva. Esses modelos analíticos permitem que pesquisadores, cientistas de dados, engenheiros e analistas possam "produzir decisões e resultados confiáveis e repetíveis" e descobrir os "insights escondidos" através do aprendizado das relações e tendências históricas nos dados.


Definições

Tom M. Mitchell forneceu uma definição mais formal amplamente citada: "Diz-se que um programa de computador aprende pela experiência E, com respeito a algum tipo de tarefa T e performance P, se sua performance P nas tarefas em T, na forma medida por P, melhoram com a experiência E." Esta definição das tarefas envolvidas no aprendizado de máquina é dada de forma fundamentalmente operacional, ao invés de cognitiva, seguindo a proposta de Alan Turing em seu artigo "Computadores e inteligência", em que a pergunta "As máquinas são capazes de pensar?" seja substituída pela pergunta "As máquinas são capazes de fazer o que (nós como entidades pensantes) podemos fazer?".

Em 1959, Arthur Samuel definiu aprendizado de máquina como o "campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar um jogo usando Python

Biblioteca Python: Random