Hello World em Python
Como todo programador que se prese sabe, o primeiro passo a ser dado quando se começa a aprender uma nova linguagem de programação é criar um programa que escreva, em um terminal, "Hello world!".
Sendo assim, vamos começar a colocar a mão na massa.
Caso você esteja usando um SO (sistema operacional) Linux, provavelmente você já tem o Python disponível. Caso esteja usando um SO Windows, basta seguir o seguinte tutorial, do próprio site do Python BR:
Uma vez que o Python esteja instalado, crie um arquivo chamado hello_world.py. O primeiro ponto a se ressaltar é que, diferente de linguagens como o Java, o padrão aqui não é o CammelCase, sim o snake_cake, que consiste em separar as palavras usando underline (_).
Abra o arquivo com algum editor de texto (no meu caso, vou usar o VS Code).
Insira o seguinte trecho de código (sim, é só isso):
print("Hello world!")
Salve e feche o arquivo.
Abra um terminal na pasta do arquivo e digite:
python3 hello_world.py
O 3 na frente do Python indicia qual versão do Python deve ser usada para rodar o programa. Isso porque na versão 2 e 3 existem algumas diferenças fundamentais, que impedem que programas escritos em uma delas seja executados na outra. Só para deixar claro, a versão 3 é a mais recomendada.
Para quesito de comparação, veja esse link que contém o famoso programa "Hello World" em diversas linguagens de programação:
https://en.wikibooks.org/wiki/Computer_Programming/Hello_world
Mesmo que o famoso programa "Hello world!" sempre seja um programa simples (afinal, esse é justamente o intuito da coisa), fica claro logo de cara o porquê de Python estar ganhando cada vez mais força no mercado e que, com certeza, vai ser uma das principais linguagens de programação nos próximos anos: a linguagem é simples, objetiva e, como veremos nos próximos capítulos, poderosa.
Próximo post: Sintaxe Básica do Python
Comentários
Postar um comentário