Biblioteca Python: Random

Para criar valores aleatórios, Python fornece uma biblioteca chamada random. 

import random


randrange()

Caso queira um valor inteiro dentro de um range pré-defindo, essa biblioteca possui uma função chamada randrange(valor_minimo, valor_maximo).

Exemplo:

valor_aleatorio = random.randrange(10, 20) # irá retornar um valor de 10 à 19


Caso não seja fornecido um valor minimo, a biblioteca irá considerar o valor 0

valor_aleatorio = random.randrange(50) # irá retornar um valor entre 0 e 49


Podemos usar essa função para pegar um item aleatório de uma lista pré-definida.

Exemplo:

items = [‘tesoura’, ‘papel’, ‘pedra’]

random_index = random.randrange(3)

item_aleatorio = items[random_index]


random()

Caso seja necessário um valor decimal, a biblioteca possui a função random(), que fornece um decimal entre 0 e 1.

Exemplo:

decimal_aleatorio = random.random()


Seed

Quando precisamos de valores aleatórios no nosso código, mas também precisamos que a execução desse código seja reproduzida exatamente igual em um local diferente, podemos definir uma seed para a biblioteca random: random.seed(x), onde x é o valor da seed


Sendo assim, a primeira chamada (random.randrange(x)) vai sempre retornar o mesmo resultado


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar um jogo usando Python